A regra número 1 para qualquer maquiagem bem feita, seja para o dia ou para a noite, é ter o tom certo de base. Mas muitas vezes isso pode ser um desafio, não é mesmomeninas?

Por isso, viemos dar algumas dicas simples, mas práticas para você. Elas vão te ajudar na hora de escolher a sua base queridinha e acertar em cheio no tom.

Isso porque passar um tom errado, acima ou abaixo, pode não só colocar a maquiagem toda a perder, como também passar um aspecto de palidez. Um pesadelo, não é?

Mas calmaisso não é nenhum bicho de sete cabeças. Vem aprender com Mulherices!

 Como escolher o tom certo de base

Antes de tudoé importante que você identifique seu tom de pele. Basicamente, existem os tons claro, médio ou escuro. 

Normalmente, as marcas disponibilizam essa escala de tons online ou na própria loja. Identifique seu tom e passe para o próximo, o subtom.

De maneira bem geral, os subtons se dividem em rosado (também chamado de frio) ou amarelado (conhecido por subtom quente). Quem tem o subtom rosado tem veias mais azuladas. Já as pessoas de subtom amarelado apresentam veias mais esverdeadas. Para descobrir o seu, observe as veias do seu pulso.

Acha muito difícil fazer isso sozinha? Então nossa dica é ir até uma loja e pedir ajuda umprofissional. Assim, pelo menos nessa primeira vez você conseguirá identificar com precisão o seu tom. 

Nosso parceiro Quem disse, Berenice?, por exemplo, tem atendentes especializadas em escolher o tom certo de base #FicaADica

Próximos passos

Prontovocê sabe o seu tom de base.Vamos testar? SIM!

Ao contrário do que você (e todo mundo) sempre acreditou, testar a base no pulso não é a melhor opção! Sabe por quê?  

Como usamos bastante protetor no rosto (alôsaúde!), essa área tende a ser mais clara que o resto do corpo, inclusive o pulso. Por isso, é importante fazer o teste em regiões que tenham o mesmo tom do rosto, como o pescoço ou o colo.

Até mesmo no próprio rosto vale testar, viu? Áreas como a linha do maxilar entre o rosto e o pescoço são ideias para garantir o resultado mais fiel do produto na sua pele.

Aqui vai outra dica importante: ao escolher o tom certo de base, sempre teste mais de uma opção. Ficou na dúvida? Teste do outro lado do rosto, remova e reaplique se for necessário.

Encontrar o tom certo de base requer muita paciência, mas na hora que você achar não tem mais erro!

Dicas extras para escolher o tom certo de base

Além das dicas que já trouxemos aqui, outros fatores fazem toda a diferença na hora de escolher seu tom certo de base. Olha aí algumas dicas extras que trouxemos para você:

#Cuidado com a iluminação da loja

Muitas vezes as lojas de cosméticos têm iluminações artificiais. E essas luzinhas podem mudar e muito a cor da base na sua pele. Então, tente sair um pouco dessa luz para ver a cor real da base e evitar decepções quando chegar em casa, ok?

#Tenha uma opção para o verão

Se você é daquelas que adorapegar um bronze durante o verão, cuidado! Mesmo que a pele do rosto continue mais clara, já que você a protege mais do que qualquer outra área, na hora de passar a base não dá para ficar com o rosto muito claro e o corpo muito bronzeado, não é mesmo?

 Tenha sempre àmão uma base para o verão, um pouco mais escura que seu tom, para usar nessas ocasiões e não deixar o rosto destoando tanto do corpo. 

#Tenha uma referência

Encontrou o tom certo de base de uma marca, mas agora vai comprar de outra e não sabe escolher? Tenha uma base referência para a vida! Sabe aquela que você sabe que é a ideal?

Guarde a embalagem e utilize mesmo se for comprar de outra marca. Ela vai te ajudar a comparar os tons e pode ser um bom guia para você não errar na escolha da outra.

A gente AMA compartilhar Mulherices!

Agora que você sabe como escolher o tom certo de base para sua pele, Mulherices quer saber: quoutra dúvida de beleza você gostaria de tirar? Mande pra genteQuem sabe esse não pode ser o tema do nosso blog no próximo mês?