A Dra. Pamela Casagrande Rossatto explica como a medicina do esporte pode ajudar pessoas com diferentes estilos de vida e objetivos a melhorarem tanto desempenho como qualidade de vida.

O que faz o médico do esporte?

O médico do esporte estuda os benefícios da atividade física para o organismo e por meio da prevenção, do tratamento e da reabilitação, atende tanto homens quanto mulheres de todas as idades.

Segundo a Dra. Pamela, Médica do Esporte e Ortopedista, “inicialmente a Medicina do Esporte tinha como objetivo principal o tratamento e desenvolvimento dos atletas. No entanto, como hoje já se sabe que o esporte e o exercício física podem levar à prevenção e cura de diversas doenças, diminuir o uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida.

Analisar o que é melhor para você

O objetivo principal é encontrar a melhor maneira de trabalhar o condicionamento físico de cada paciente, já que cada organismo é um.

E para isso, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso avaliar o desempenho do seu corpo, com uma avaliação física que medirá a capacidade de esforço do coração, circulação, metabolismo e a respiração, além do seu histórico familiar, rotina, gostos…

Após uma avaliação completa e uma bateria de exames, o médico do esporte poderá orientá-lo para os melhores resultados: as melhores práticas, evitando lesões e estabelecendo um target: onde você quer chegar? Você quer emagrecer? Correr uma maratona?

Auxílio em recuperações

 Além de auxiliar pacientes que já possuem algum tipo de patologia (como obesidade, problema cardíaco, asma, entre outros) com a avaliação clínica que falamos acima, é possível estabelecer as melhores atividades e intensidade do seu treino.

O médico do esporte também consegue te analisar e orientar antes do início da atividade física, principalmente se você já teve algum tipo de lesão ou dor. Ele apresentará os novos métodos de treinamento esportivo para cada um, conforme o seu biótipo.

E quanto à modulação Hormonal?

Dra. Pamela ressalta que este é o método que traça o perfil hormonal do paciente detectando suas necessidades, através de exames laboratoriais e clinica dos pacientes, caso haja desequilíbrio dos mesmos seu ajuste é realizado da maneira mais fisiológica possível – diferentemente do que a maioria pensa!

Na modulação hormonal, a suplementação se dá através de hormônios e outros nutrientes, como aminoácidos, vitaminas e antioxidantes. Além dos exames laboratoriais que nos norteiam, temos que levar em consideração sintomas como cansaço físico e mental, desânimo, queda no desempenho nos exercícios ou simplesmente a busca pela melhorara na qualidade de vida e retardo do envelhecimento. O objetivo principal é sempre impulsionar o paciente a manter um estilo de vida saudável e sustentável.

Melhorar a qualidade de vida

 Nada melhor que realizar algo que nos deixe felizes, não é mesmo? Atingir um objetivo em relação ao corpo, saúde e bem estar além de nos deixar mais dispostas, influenciará positivamente na saúde física e mental.

 

Lembre-se:

Cada um possui um hábito, um corpo e um metabolismo, então realizar atividade física ou regimes sem orientação de um profissional da saúde não é a melhor escolha!

Parceiro – Clube Mulherices

Dra. Pamela Casagrande Rossatto
– Médica Ortopedista – Cirurgia do Ombro e Cotovelo
– Medicina do Esporte

Atua na Melo Espaço Clínico – Rua Dr. Diogo Prado, 47, Cambuí – Campinas
(19) 3254-5051
meloespacoclinico@gmail.com

Confira as vantagens oferecidas