Dicas de bem-estar que podem tornar o seu novo ano bem melhor!

Para manter corpo e mente em equilíbrio é fundamental ter as duas vertentes da saúde sãs: saúde física e mental.

O número de pessoas que procuram ajuda médica por conta de grandes prejuízos ao bem-estar, tanto físico quanto mental,  tem crescido muito, e estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram – ou venham a sofrer – com problemas mentais, onde a depressão é a mais frequente. Diga-se de passagem, que em um mundo cheio de prazos e problemas, manter-se calmo e em harmonia tem se mostrado cada vez mais desafiador.

A ótima notícia é que podemos nos cuidar e evitar tais danos com simples ações diárias. Assim, para começar o ano mais leve e cheio de energia, levantamos algumas delas para te ajudar a relaxar de verdade! Ações positivas e agradáveis, que podem elevar a sua paz de espírito e evitar vários distúrbios que são desencadeados pelo estress.

1) Alimentação equilibrada. Já parou para pensar se você oferece ao seu organismo todos os nutrientes necessários? O consumo de frutas, verduras e água é fundamental para ele funcionar adequadamente. E cuidado! Não se deixe enganar por alimentos industrializados e com alto teor de sódio e gorduras.

2) Exercício físico. Acredite se quiser, mas estudos mostram que a realização de atividade física, a terapia comportamental cognitiva e certos medicamentos mostraram efeitos parecidos. Isso porque a prática de exercícios físicos ajudam na liberação de serotonina e a dopamina (neurotransmissores que produzem a sensação de bem-estar e relaxamento).

3) Realização de exames laboratoriais para verificar alterações hormonais e faltas de vitaminas. O ideal é a pessoa fazer exames periódicos para detectar as deficiências do organismo como a vitamina D, o colesterol e o cálcio.

4) Durma na quantidade certa. Recebemos tantas informações durante todo o dia que o nosso corpo precisa desligar para funcionar bem e com um melhor desempenho, sem contar que dormir nos ajuda a regular o humor! Também é importante evitar atividades estimulantes antes de dormir, então dê preferência ás ações tranquilizantes como relaxamentos, livros e músicas suaves.

5) Foque no que é importante no momento. Sabemos que a demanda e quantidade de trabalho está cada vez mais abundante, por isso criar listas e anotar as coisas importantes e urgentes faz toda a diferença. Um problema de cada vez, certo? Ao se ocupar com muitas coisas de uma só vez, você não resolve nenhuma delas.

6) Tenha pessoas positivas ao seu redor. Reúna pessoas queridas em casa, abra um vinho, vá ao teatro ou naquele restaurante delicioso para colocar o papo em dia. Quanto mais lembranças boas e gargalhadas esse encontro render, melhor.

7) Desenvolva uma nova habilidade em prática. Sabe aquela aula de fotografia que você está sempre postergando? Realizar novas atividades pode ser incrivelmente prazeroso.

8) Procure maneiras de ajudar. Doe seu tempo e compartilhe sua energia com aquela amiga ou a prima que está cheia de dúvidas, ajudando os animais,e sorrindo para a senhora que mora na casa ao lado. Ajudar a quem precisa aquece o coração.

Sorria. Respire. Defina metas e sonhos. Seja uma ótima companhia para você mesma. Respeite as suas vontades, a sua intuição e vocações. E não se esqueça, o mais importante é colocar em prática o que te faz feliz, mais feliz!